Especialidades
Avaliação Neuropsicológica
O que é a avaliação neuropsicológica
A avaliação neuropsicológica faz uso de instrumentos especificamente padronizados para avaliação das funções neuropsicológicas, envolvendo, principalmente, habilidades de atenção, percepção, linguagem, raciocínio, abstração, memória, aprendizagem, habilidades acadêmicas, processamento da informação, visuoconstrução, afeto, funções motoras e executivas. Estabelece parâmetros para emissão de laudos com fins clínicos, jurídicos ou de perícia. Complementa o diagnóstico na área do desenvolvimento e da aprendizagem.
Características do Método
É um processo sistematizado de observação comportamental, incluindo testes e outros procedimentos de observação e análise, nos quais os dados comportamentais são correlacionados com um modelo teórico da organização morfo-funcional do Sistema Nervoso. Trata-se de um método indireto, inferencial e probabilístico. Demanda de modelos conceituais e teorias sobre as funções cerebrais.
A avaliação neuropsicológica não se limita a aplicação de testes psicométricos e neuropsicológicos organizados em baterias, mas objetiva, também, avaliar a relação destes achados com a patologia neurológica e/ou comportamental em estabelecer a possível área cerebral envolvida. Adicionalmente, a interpretação cuidadosa destes resultados deve ser associada à análise da situação atual do sujeito e do contexto onde vive.
Como trabalhamos
A avaliação neuropsicológica ocorre em sessões com a criança ou indivíduo avaliado e, ainda, com sessões na presença dos pais ou dos responsáveis, dependendo da necessidade observada pela neuropsicóloga. Cada sessão possui duração de 50 minutos. Aconselha-se a realização de 2 a 3 sessões por semana.
Número de sessões do processo
Processo de Avaliação
Neuropsicóloga
Rosana Tristão
A avaliação neurospicológica pode ser realizada desde o nascimento do bebê, com as seguintes finalidades:
Neuropsicóloga
Rosana Tristão
A avaliação neuropsicológica de infantis e adolescentes, à luz da Neuropsicologia do desenvolvimento, é um processo psicodiagnóstico que tem como foco a relação cérebro-comportamento.
Por meio dessa técnica, é possível avaliar, também, se as crianças e adolescentes possuem altas habilidades ou superdotação.
1- A avaliação de crianças e adolescentes pressupõe alguns passos: entrevista inicial, observação lúdica, planejamento da avaliação, seleção dos instrumentos, análise e integração dos dados.
2- Tem como objetivo a definição de vários distúrbios neuropsicológicos, como os relacionados ao espectro das lesões cerebrais, os específicos de aprendizagem, como a dislexia, ou o déficit de atenção e hiperatividade, cabendo ao neuropsicólogo não só estabelecer o perfil do déficit e sua extensão funcional, mas também as habilidades preservadas.
3- Os instrumentos neuropsicológicos podem ser classificados, em linhas gerais, como testes e exercícios e são todos validados pelo CFP (Conselho Federal de Psicologia).
4- O relatório de avaliação é o resultado final do processo, o fecho da avaliação e a abertura das orientações para a reabilitação.
Fonte: Malloy-Diniz, Leandro F. Avaliação Neuropsicológica. Porto Alegre : Artmed, 2010.
Neuropsicóloga
Rosana Tristão
A avaliação neuropsicológica de pessoas adultas consiste no método de investigar as funções cognitivas e o comportamento, além de suas comorbidades psiquiátricas.
1 - A avaliação de pessoas adultas, que tem início entre 16 e 21 anos e seu término entre 60 e 65 anos, é a mais complexa devido às grandes mudanças. O adulto está exposto a uma carga laboral, abuso de drogas, alterações hormonais, doenças sexualmente transmissíveis, acidentes de trânsito, formação de família (maternidade e paternidade), relações conjugais (casamento e divórcio); nessa fase, pede-se cuidado e critério minucioso.
2- Os instrumentos utilizados são específicos para cada faixa etária e todos são validados pelo CFP. Nesta avaliação específica, é necessário o uso de escala de transtornos psiquiátricos e de personalidade, porque nessa fase registra-se que a neurogênese em cérebros adultos pode indicar uma plasticidade cerebral muito presente que pode ser relevante para o desenvolvimento de estratégias terapêuticas no tratamento de doenças neurodegenerativas e lesões cerebrais.
Fonte: Malloy-Diniz, Leandro F. Avaliação Neuropsicológica. Porto Alegre : Artmed, 2010.
Bebês
Crianças e
adolescentes
Adultos