Avaliação Neuropsicológica

O que é a avaliação neuropsicológica

 

A avaliação neuropsicológica faz uso de instrumentos especificamente padronizados para avaliação das funções neuropsicológicas, envolvendo, principalmente, habilidades de atenção, percepção, linguagem, raciocínio, abstração, memória, aprendizagem, habilidades acadêmicas, processamento da informação, visuoconstrução, afeto, funções motoras e executivas. Estabelece parâmetros para emissão de laudos com fins clínicos, jurídicos ou de perícia. Complementa o diagnóstico na área do desenvolvimento e da aprendizagem.

 

Características do Método

 

É um processo sistematizado de observação comportamental, incluindo testes e outros procedimentos de observação e análise, nos quais os dados comportamentais são correlacionados com um modelo teórico da organização morfo-funcional do Sistema Nervoso. Trata-se de um método indireto, inferencial e probabilístico. Demanda de modelos conceituais e teorias sobre as funções cerebrais.

 

A avaliação neuropsicológica não se limita a aplicação de testes psicométricos e neuropsicológicos organizados em baterias, mas objetiva, também, avaliar a relação destes achados com a patologia neurológica e/ou comportamental em estabelecer a possível área cerebral envolvida. Adicionalmente, a interpretação cuidadosa destes resultados deve ser associada à análise da situação atual do sujeito e do contexto onde vive.

 

Como trabalhamos

 

A avaliação neuropsicológica ocorre em sessões com a criança ou indivíduo avaliado e, ainda, com sessões na presença dos pais ou dos responsáveis, dependendo da necessidade observada pela neuropsicóloga. Cada sessão possui duração de 50 minutos. Aconselha-se a realização de 2 a 3 sessões por semana.

 

Número de sessões do processo

 

  1. Crianças – 4 sessões individuais e sessões com a presença dos responsáveis;
  2. Adultos e idosos – 5 a 7 sessões (de acordo com a bateria de testes, que é personalizada).

 

Processo de Avaliação